O grupo araticum é uma junção de 5 caras de SP, cada qual trazendo ao projeto um certo apanhado de instrumentos, e (parte legal!) um apanhado de estilos musicais da américa latina; cada música introduz elementos dos estilos musicais com os quais se familiariza, numa sonzeira plenamente instrumental.
Eu gostaria muito de passar com precisão os sentimentos que me causa esse projeto; como estudante de harmonia, piro o cabeção sem parar ao longo do álbum TARDE com a ambientação que vai, volta, viaja, fica feliz, triste, suspensa, dança, descansa... Quero que vocês prestem atenção nisso, escutando o som de maneira atenta, entregue... Sentindo as emoções que flutuam pelo disco todo! Querem tentar uma experiência? Antes de dar o play na primeira música, imaginem a seguinte cena:
Uma pessoa mergulha fundo no meio do oceano. À medida que ela afunda na água azul esverdeado, bolhas de ar ao seu redor lutam para voltar à superficie. Raios de luz penetram n'água, criando feixes e linhas por todo o oceano. Silêncio. De um lado, água. Do outro, água. Silêncio. Bolhas de ar fogem do pulmão, carentes da superfície. Silêncio. Silêncio. Agora
Outra coisa que é muito legal é a combinação de elementos eruditos (loooongos arpejos de flauta transversal e floreados gravíssimos do violão de 7 cordas) com elementos de músicas tradicionalistas (ritmo de baião, harmonia de músicas latinoamericanas) e, claro, outros temperos característicos (ponto pra quem achar o trecho de referência ao super mario hahaha)!
Angelo Ursini - flauta transversal, sax alto, sax tenor, clarinete, kenas, sampoñas, pífanos, caxixis, composições e arranjos.
Bruno Duarte - vibrafone, bateria, e percussão: cajon, mini cajon, rebolo, caxixis, guizos, triângulo, cuíca, tamborim, efeitos, composições e arranjos.
Ricardo Barros – violão de sete cordas, guitarra, guitarra portuguesa, kalimba, composições e arranjos.
Ricardo Pesce - Sanfona, piano,composições e arranjos.
Vinicius Pereira – Contrabaixo acústico de cinco cordas, composições e arranjos.