junho 23, 2007

The Velvet Underground & Nico



Albúm clássico da história do rock. The Velvet Underground é um dos maiores expoentes dos anos 60, mesmo sem ter muito sucesso comercial na epóca, destacam-se pelo experimentalismo e pelo som que beira o psicodelismo. Este disco honônimo notabiliza-se principalmente por sua capa: uma banana, arte do artista plástico americano Andy Warhol, que era o mentor intelectual e financiador da banda. Uma das capaz mais fodas da história da música. Este disco marca também a inclusão da cantora Nico por Andy Warhol que gerou diversos conflitos internos no Velvet. O albúm tem seu prelúdio com a calma Sunday Morning. Também é marcado pelas exelentes canções vanguardistas para a epóca, tratando de temas como as drogas, I'm Waiting For The Man, que tornaria um grande sucesso do VU , sadomasoquismo, Venus In Furs, hino da psicodelia no final da década, prostitutas, There She Goes Again, e até ocultismo The Black Angel's Death Song, canção essa que me lembra muito aquela roda do Sílvio Santos e Heroin é um hino do Velvet. As vendas do LP, no entanto, foram pífias, mas existe uma lenda na qual quem o comprou montou uma banda após ouvi-lo como Nirvana, Joy Division e David Bowie. Assim, o Velvet Underground é uma das bandas mais influenciadoras de toda a história do rock.

Demoraram anos para serem reconhecidos pelo grande trabalho, o que só prova o quanto a sonoridade deles estava bem à frente de sua época.

1. Sunday Morning
2. I'm Waiting for the Man
3. Femme Fatale
4. Venus in Furs
5. Run Run Run
6. All Tomorrow's Parties
7. Heroin
8. There She Goes Again
9. I'll Be Your Mirror
10. The Black Angel's Death Song
11. European Son

http://www.badongo.com/file/3520894

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Thiago. Andy Warhol não era necessariamente o "mentor intelectual do Velvet Underground". Ele era mais o "promoter", que aliava sua imagem a da banda como forma de promovê-la. O "mentor" era mesmo Lou Reed, vocalista do Velvet.

Anônimo disse...

Este LP (na versão inglesa) eu comprei em 1974.... Tenho até hoje.. Está no top 10 de meus 100 +....