maio 28, 2007

Van der Graaf Generator - Pawn Hearts



Pawn Hearts é a obra prima da banda de rock progressivo inglesa, Van der Graaf Generator. Um dos melhores albúns da década, Pawn Hearts revolucionou o rock progressivo com o lirismo exarcebado de Peter Hammill, que para mim é indiscutivelmente o melhor vocalista que eu já ouvi cantar, ele é capaz de alcançar três oitavas e sua voz é, ao mesmo tempo, suave e alucinada, romântica e irônica, limpa e suja, quando lança seus excelentes poemas aos ouvidos dos que têm o gosto para o belo, o inovador... Não só se destacando como vocalista, Hammill coloca seus sentimentos e emociona qualquer um com suas músicas, seja pela voz, ou por suas letras fantásticas e lindas, sendo considerado um dos melhores letristas de sempre.
O Van der Graaf é uma banda diferente, contando com dois tecladistas, bateristas e um saxofonista, resultando num som mais diferente e progressivo. Na música Man-Erg há a participação especial de Robert Fripp, do Crimson, na guitarra. Palavras de Fripp sobre Hammill: "Peter Hammill fez para o "rock and roll" no vocal o que Jimi Hendrix fez na guitarra." Apenas isso já diz muita coisa...
Destaque para a suíte A Plague Of Lighthouse Keepers, fantasticamente bela em toda sua extensão.

Peter Hammill é o cara.

1. Lemmings
2. Man-Erg
3. A Plague Of Lighthouse Keepers

http://www.badongo.com/file/3218765

7 comentários:

Anônimo disse...

CARA, ESSE ÁLBUM EU NÃO CONHEÇO, ESTOU BAIXANDO AGORA, MAS CONHEÇO VAN DER GRAAF GENERATOR. ESPERO GOSTAR DO "BICHO". QUANTO AO PROGRESSIVO, MEU GRANDE ENCANTO ERA O KING CRIMSON, O QUAL EU CONHEÇO DESDE O PRIMEIRO ÁLBUM, IN THE COURT OF THE CRIMSON KING, QUE EU ESCUTEI EM 1970 - SIM, SOU "VETERANO" - E AGRADEÇO MUITO VCS MAIS NOVOS GOSTAREM DO SOM QUE EMBALARAM MEU FINAL DE ADOLESCÊNCIA... UM GDE ABRAÇO! QUANTO À INDIFERENÇA DE MUITOS, SAIBA: É NORMAL! A MAIORIA DAS PESSOAS HOJE TEM PRESSA E, PRINCIPALMENTE POR ESTAR OCULTO SOB UM TECLADO E UMA TELA, EVITA QLQR CONTATO PESSOAL... É, O COMPUTADOR EMBURRECE E ANESTESIA...

OBRIGADO, MEU CARO!

Réprobo disse...

O seu blog tem links de albums de rock progressivo muito importantes e não será por algumas pessoas só conhecerem Genesis ou Pink Floyd que deve desistir !
O rock prog está de volta com muitas e novas bandas com influências directas ou indirectas das dos anos '70 e isso leva as pessoas mais novas a procurarem as raízes das suas bandas favoritas no passado recente / distante
Quanto ao pouco acesso ao seu blog recomendo-lhe que visite este blog que se assume como um meta-motor de buscas em blogs :
http://totallyfuzzy.blogspot.com/

Saudações amigas de
PORTUGAL !

Doni disse...

Já ouvi falar sobre essa banda, mas nunca escutei um único disco. Acho que já chegou a hora. Gostei dos comentários colocados em cada disco. Assim que eu escutar, irei postar a minha opinião.

Anônimo disse...

Cara, este é o o melhor album de todos os tempos!!!!! Perfeito, ritmo, letras, enfim, um clássico supremo!!!

Anônimo disse...

Quem tiver oportunidade, ouça..viagem total, maravilha!!!

Anônimo disse...

Ei meu velho, se você gosta e curte o King Crimson, com certeza vai gostar do Van Der Graaf, o Peter Hammill - Vocal, melotron e as vezes guitarra, é muito conceituado no universo prog, pricipalmente por suas letras e voz que vai do sussurru ao berro. Aliás, o bom e velho Robert Fripp do Crimson tem participação especial neste album (Pawn Hearts). Abraço do contemporâneo, J. Farias / PE (fariasnetpe@gmail.com)

Danilo disse...

Você poderia re-up o GODBLUFF? Eu consegui a proeza de perder o CD, estou louco para baixar de novo!