abril 29, 2007
Genesis - A Trick of the Tail
Após a saída de Peter Gabriel, decidiram que Phil Collins iria substituí-lo no vocal, mudando assim a forma da banda de um quinteto para um quarteto. Para surpresa de muita gente, Collins provou ser o vocalista ideal para a banda, já que havia quem achasse que a banda cairia na miséria sem Peter Gabriel. A Trick of the Tail , é o primeira albúm da "fase Collins". Bill Bruford, acabado de sair do King Crimson, juntou-se ao grupo na digressão de 1976 como baterista e tocou na turnê, mas Collins que gravou a bateria no albúm. Sem dúvidas, é o melhor albúm sem Peter Gabriel, e talvez um dos únicos que preste. Destaques para Squonk, Ripples... e A Trick of the Tail.
1. Dance On a Volcano
2. Entangled
3. Squonk
4. Mad Man Moon
5. Robbery, Assault And Battery
6. Ripples...
7. A Trick of the Tail
8. Los Endos
DOWNLOAD [RE-UP]
abril 25, 2007
King Crimson - In The Court of the Crimson King
A sonoridade deste albúm de estréia do King Crimson trás vários elementos pouco ortodoxos para o rock naquele tempo, incluindo a influência de música erudita e jazz. As novidades tornaram-no um marco no sub-gênero do rock que na época ainda estava em estágio embrionário: o rock progressivo. Enfim, este albúm é o prelúdio de tudo, é o nascimento do rock progressivo, em 1969. Destaque para a fantástica Epitaph.
Medalhão do prog, clássico enorme. Baixe logo!
1. 21st Century Schizoid Man
2. I Talk To The Wind
3. Epitaph
4. Moonchild
5. The Coourt Of The Crimson King
http://www.badongo.com/file/2865346
abril 23, 2007
Syd Barrett - Wouldn't You Miss Me?
Uma compilação legal para quem não conhece o solo de Syd Barrett, o diamante louco.
A maior fonte de insanidade do rock.
Destaques para Octopus, Terrapin, Wolfpack e Baby Lemonade.
1. Octopus
2. Late Night
3. Terrapin
4. Swan Lee (Silas Lang)
5. Wolfpack
6. Golden Hair
7. Here I Go
8. Long Gone
9. No Good Trying
10. Opel
11. Baby Lemonade
12. Gigolo Aunt
13. Dominoes
14. Wouldn't You Miss Me (Dark Globe)
15. Wined and Dined
16. Efferverscing Elephant
17. Waving My Arms In The Air
18. I Never Lied To You
19. Love Song
20. Two Of a Kind
21. Bob Dylan Blues
http://www.badongo.com/file/2846429
abril 22, 2007
Gentle Giant - The Power And The Glory
Gentle Giant foi uma das grandes bandas de rock progressivo durante a década de 70. Uma de suas maiores características talvez seja o fato de seus integrantes serem multi-instrumentistas e assim, tornar o som mais diverso. Inspirados por antigos filósofos, como François Rabelais, a principal proposta da banda era expandir as fronteiras da música popular contemporânea, com o risco de se tornar muito impopular. Talvez seja uma das bandas mais "esquisitas" do estilo, tal é a influência da música barroca na sonoridade da banda. Outra característica notória da banda são os vocais múltiplos e sicronizados, muito fora do padrão musical na epóca. Aventureiros, desafiantes e distintos de tudo do que se conhecia por música, lançaram The Power and the Glory em 1974, um de seus albúns mais bem aclamados pela crítica. Músicas sensacionais são encontradas neste album, como Playing the Game, Cogs In Cogs e The Power and the Glory.
1. Proclamation
2. So Sincere
3. Aspirations
4. Playing the Game
5. Cogs in Cogs
6. No God's a Man
7. The Face
8. Valedictory
9. The Power and the Glory
http://www.badongo.com/file/2833671
Joni Mitchell - Blue
Com uma voz que alcança uma extensão vocal de duas oitavas e meia, Joni Mitchell quebra corações e emociona platéias com suas letras fortes e auto-construtivas. Este é Blue, onde as canções transmitem mensagens de amor, distância, perdas. Joni compõe clássicos como A Case of You, River e All I Want. Até músicas mais alegres são obscurecidas pelo tema central do disco; o sofrimento e a solidão.
Blue é um dos álbuns mais importantes da história do rock/folk e da carreira da cantora. Um albúm para os apaixonados.
1. All I Want
2. My Old Man
3. Little Green
4. Carey
5. Blue
6. California
7. This Flight Tonight
8. River
9. A Case of You
10. The Last Time I Saw Richard
http://www.badongo.com/file/2831158
abril 19, 2007
Led Zeppelin - III
Terceiro albúm do Led Zeppelin, destacando e observando a influência do folk na música. Em III, a banda retirou-se para Bron-Yr-Aur, uma casa remota no País de Gales, sem electricidade. Isto resultou num som mais acústico, fortemente influenciado pela música celta e a música folk, com vários destaques ao longo do albúm como Tangerine, Celebration Day, Gallows Pole, Since I've Been Loving You, e o grande sucesso, Immigrant Song. Albúm muito foda do Led!
1. Immigrant Song
2. Friends
3. Celebration Day
4. Since I've Loving You
5. Out On The Tiles
6. Gallows Pole
7. Tangerine
8. That's The Way
9. Bron-Y-Aur Stomp
10. Hats Off To (Roy) Harper
http://www.badongo.com/file/2805694
abril 17, 2007
The Who - Tommy
O blog não viverá só de prog, afinal, há vida fora dele também! Exemplo disso é o albúm do The Who, Tommy, um dos maiores clássicos do rock. É uma das duas ópera-rock em larga escala do The Who, o primeiro trabalho musical explicitamente chamado desta maneira. A ópera foi composta, quase na íntegra, por Pete Townshend( na minha opnião, um dos melhores compositores do rock) .
Musicalmente o álbum original é uma série complexa de arranjos pop-rock, geralmente baseados no violão de Townshend e construído com inúmeras adições pelos quatro integrantes da banda usando vários instrumentos. Townshend mistura sua técnica no violão com seus acordes poderosos e cheios na guitarra, em momentos mais delicados soando quase demasiadamente como uma harpa. A bateria de Moon é perfeitamente controlada, com alguns momentos dramáticos, o baixo de Entwistle providencia suporte e efetivamente toma a liderança dos instrumentos vários vezes. Daltrey jacta-se no papel de vocalista principal, mas divide a função com os outros em um número surpreendente de faixas. O interesse posterior de Townshend pelo sintetizador pode ser antecipado aqui pelo seu uso de fitas tocadas ao contrário para criar efeitos sonoros em Amazing Journey.
Músicas deste albúm como Pinball Wizard, I'm Free, Acid Queen e Listening to You seriam imortalizadas na carreira da banda.
Baixe o albúm! clássico sagrado do rock! Escute Tommy com uma vela acesa e verá... ( ao som de Sparks! ^^)
1. Overture/It's a Boy
2. 1921
3. Amazing Journey
4. Sparks
5. Eyesight To The Blind (The Hawker)
6. Christmas
7. Cousin Kevin
8. The Acid Queen
9. Underture
10. Do You Think It's Alright?
11. Fiddle About
12. Pinball Wizard
13. There's a Doctor
14. Go To The Mirror Boy!
15. Tommy, Can You Hear Me?
16. Smash The Mirror
17. Sensation
18. Miracle Cure
19. Sally Simpson
20. I'm Free
21. Welcome
22. Tommy's Holiday Camp
23. We're Not Gonna Take It
http://www.badongo.com/file/3561054
abril 16, 2007
Pink Floyd - Animals
Animals, lançado em 1977, caracteriza-se pela dominação de Waters sobre a banda. É um disco baseado em guitarras. Este álbum é uma outra obra-prima da banda e a influência se deu pelo livro A Revolução dos Bichos, de George Orwell, em que os porcos seriam os capitalistas. Em Animals, os porcos voavam. Waters usou os animais (cães, porcos, carneiros) como metáfora para representar a sociedade contemporânea. O album todo é dividido em cinco canções: Pigs on the Wing Part 1, Dogs, Pigs (Three Diferent Ones), Sheep e Pigs on The Wing Part 2. Um dos melhores albúns do Pink Floyd. Fantástico as linhas de baixo de David Gilmour, as guitarras do próprio, principalmente em Dogs. A participação de Wright e Mason eu acho demais também, Wright chega a reproduzir os sons de cães em seu instrumento, fabuloso! Gosto demais também dos vocais do Waters, demasiadamente, FODA! Talvez seja o último grande albúm do PINK FLOYD.
1. Pigs On The Wing Part 1
2. Dogs
3. Pigs (Three Diferent Ones)
4. Sheep
5. Pigs On The Wing Part 2
http://www.badongo.com/file/2773646
abril 15, 2007
Engenheiros do Hawaii - Gessinger, Licks & Maltz
Gessinger, Licks & Maltz é o mais progressivo dos discos dos Engenheiros. A banda estava em seu auge, com Gessinger destruindo no baixo e abusando dos teclados nas músicas, com muitos efeitos, sintentizadores... Licks, um verdadeiro deus na guitarra, com solos incríveis e Maltz arregaçando na bateria, simplesmente: Gessinger, Licks & Maltz.
1. Ninguém = Ninguém
2. Até Quando Você Vai Ficar?
3. Pampa no Walkman
4. Túnel do Tempo
5. Chuva de Containers
6. Pose (Anos 90)
7. No Inverno Fica + Cedo
8. Canibal Vegetariano Devora Planta Carnívora
9. Parabólica
10. A Conquista do Espelho
11. Problemas... Sempre Existiram
12. A Conquista do Espaço
http://www.badongo.com/file/2766581
Pink Floyd - Live at Pompeii
E o Pink Floyd mais uma vez inovou. Gravado nas ruínas da cidade de Pompéia, Live at Pompeii sintetiza bem o som praticado bem pela banda no início dos anos 70. A cidade deserta, o espaço aberto, numa época marcada por shows com enormes platéias como o Woodstock, e contando apenas com o apoio da equipe técnica, o Pink Floyd inova novamente com uma idéia genial. Qualidade musical de primeira, muitas músicas gravadas melhores do que as versões originais, caso de A Saucerful of Secrets. Banda em harmonia, tudo em harmonia. Sim, aqui tudo sob o sol estava sim em perfeita harmonia. A melhor gravação ao vivo que eu já ouvi. É demais, todas músicas são redondas, perfeitas, magníficas... Echoes é algo do espaço, um brilho insano do lado escuro da Lua, a versão gravada aqui é talvez superior a original do Meddle, Gilmour com um solo esplendoroso, Waters em uma de suas melhores linhas de baixo criada, Wright e seus lindos acordes, Mason em uma fase fantástica, um dos grandes destaques do disco. A banda inteira, em perfeita harmonia. Até Mademoiselle Nobs é perfeita, canta, canta e é demais. Melhor ao vivo de todos tempos. DEMAIS.
1. Intro Pompeii I
2. Echoes Part I
3. On The Run (Studio)
4. Careful With That Axe, Eugene
5. A Saucerful of Secrets
6. Us And Them (Studio)
7. One of These Days
8. Set The Controls For The Heart of The Sun
9. Brain Damage (Studio)
10. Mademoiselle Nobs
11. Echoes Part II
http://www.badongo.com/file/2762879
2. Echoes Part I
3. On The Run (Studio)
4. Careful With That Axe, Eugene
5. A Saucerful of Secrets
6. Us And Them (Studio)
7. One of These Days
8. Set The Controls For The Heart of The Sun
9. Brain Damage (Studio)
10. Mademoiselle Nobs
11. Echoes Part II
http://www.badongo.com/file/2762879
abril 14, 2007
Genesis - Foxtrot
Foxtrot é demais, fabuloso, pomposo. Um dos melhores albúns do rock progressivo e do Genesis. A introdução é fantástica: Watcher of the Skies com uma introdução magnífica de Tony Banks no mellotron. Grande destaque também para Time Table. A presença de palco extravagante e teatral de Peter Gabriel que envolvia numerosas mudanças de vestiário (observa-se muito isso na suíte Supper's Ready) e histórias surreais contadas como introdução de cada música só salienta ainda mais a pomposidade de Foxtrot. Mas o grande destaque do albúm fica pela última faixa do disco, que talvez seja uma das músicas mais complexas do rock progressivo: Supper's Ready, uma suíte com mais de 20 minutos, onde observa-se um Genesis perfeito. Peter Gabriel, o frontman e sua insanidade, tocando flauta também... Steve Hackett com seus solos sentimentais e seu tapping maravilhoso, Tony Banks e toda sua genialidade nos teclados, Phil Collins na bateria (é o lugar dele!) e Mike Rutherford dividindo-se no baixo e na guitarra com uma versatilidade incrível.
Baixe Foxtrot, clássico da música progressiva. Essencial na discoteca de qualquer prog.
1. Watcher of the Skies
2. Time Table
3. Get 'Em Out By Friday
4. Can-Utility and the Coastliners
5. Horizons
6. Supper's Ready
DOWNLOAD [RE-UP]
Emerson, Lake & Palmer - Tarkus
Tarkus é o primeiro albúm conceitual do ELP(conta a estória de uma evolução reversa). É um album marcado pelo estilo agressivo de Keith Emerson nos teclados, um dos gênios do rock progressivo, mas sem esquecer da fantástica bateria de Carl Palmer e do baixo e voz poderosa de Greg Lake que juntos formam uma das maiores vertentes da música no Século XX. Emerson chega até a usar uma parte de Toccata in F and Prelude VI de Bach.
Destaques para a suíte Tarkus e para a furiosa Bitches Crystal, onde os três fazem abuso expecional de seus intrumentos.
1. Tarkus
2. Jeremy Bender
3. Bitches Crystal
4. The Only Way(Hymh)
5. Infinite Space (Conclusion)
6. A Time And A Place
7. Are You Ready Eddy?
http://www.badongo.com/file/2753446
abril 13, 2007
Os Mutantes - Tudo Foi Feito Pelo Sol
Após a saída de Rita Lee, Os Mutantes assumiram um som progressivo, e em 1974, lançam um dos melhores discos brasileiros de rock progressivo, Tudo Foi Feito Pelo Sol. Sem dúvidas, um dos melhores discos dos Mutantes também. Muitos comparam o som dessa fase, com o som do Yes, e realmente, é parecido, o Yes influencia demais. A faixa que leva o nome do albúm é o grande destaque do disco.
1. Cidadão da Terra
2. Deixe Entrar Um Pouco D'água no Quintal
3. Desanuviar
4. Eu Só Penso Em Te Ajudar
5. O Contrário de Nada é Nada
6. Pitágoras
7. Tudo Foi Feito Pelo Sol
http://www.badongo.com/file/2747117
abril 10, 2007
Pink Floyd - Dark Side of the Moon
Quando me perguntam qual é o melhor albúm de todos os tempos e eu não respondo Dark Side of the Moon, a pessoa estranha e rebate, perguntando-me se não era o disco do prisma o melhor... Eu respondo sempre: "Dark Side é Deus, e Deus não conta!" .
Isso basta. Se você nunca ouviu ele, desculpe-me, mas você não é um ser humano completo.
1. Speak To Me/Breathe
2. On The Run
3. Time
4. The Great Gig In The Sky
5. Money
6. Us And Them
7. Any Colour You Like
8. Brain Damage
9. Eclipse
http://www.badongo.com/file/2719682
Genesis - Selling England By The Pound
"Can you tell me where my country lies?", canta Peter Gabriel para o começo de um dos melhores discos de rock progressivo da história. Selling England By The Pound é um disco demasiadamente pomposo, fantástico, é absurdamente magnífico. Considerado por muitos como a obra-prima do Genesis, é também considerado uma das maiores masterpieces do gênero, concorrendo acirradamente com Close To The Edge, Thick as a Brick e Dark Side of the Moon. A faixa de abertura, Dancing With The Moonlit Knight, é uma das melhores perfomances do grupo, com amplo destaque para as encenações insanas de Peter Gabriel. Destaque também para Firth of Fifth, onde Tony Banks brinca com as teclas e Steve Hackett faz um solo maravilhoso colocando seus sentimentos nas pontas dos dedos. Selling England By The Pound é fantástico, indispensável na discografia de qualquer amante de rock progressivo.
1. Dancing With the Moonlight Knight
2. I Know What I Like (In Your Wandrobe)
3. Firth Of Fifth
4. More Fool Me
5. The Battle of Epping Forest
6. The Cinema Show
7. After the Ordeal
8. Aisle of Plenty
DOWNLOAD [RE-UP]
abril 09, 2007
Gryphon - Gryphon
Gryphon é uma mistura de música medieval com um folk/rock, beirando o rock progressivo. Suas músicas são marcadas pelo som de diferentes instrumentos, entre eles a flauta. Pastime With Good Company é empolgante, Three Jolly Butchers é sensacional, soando com um som de música celta e Kemp's Jig é fantástica. Sem mais comentários, baixe o albúm, e veja o que o Gryphon tem a dizer para você!
1. Kemp's Jig
2. Sir Gavin Grimbold
3. Touch And Go
4. Three Jolly Butchers
5. Pastime With God Company
6. The Unquiet Grave
7. Estampie
8. Crossing The Styles
9. The Astrologer
10. Tea Wrecks
11. Juniper Suite
12. The Devil And the Farmer's Wife
http://www.badongo.com/file/2171542
Rush - 2112
2112 é um dos melhores albúns do Rush.Talvez seja o mais progressivo, já que muitos concidadãos insistem em afirmar que o Rush não é uma banda de rock progressivo.Eu não acho, e este albúm, assim como Hemispheres e Moving Pictures só reafirmam o que eu digo.A suíte que leva o nome do albúm é algo extraordinário.Algo pra você parar e dizer: "Rush é foda!"
Baixem este albúm! É prog de primeira!
1. 2112
2. A Passage to Bangkok
3. The Twilight Zone
4. Lessons
5. Tears
6. Something for Nothing
http://www.badongo.com/file/2708779
Emerson, Lake & Palmer - Trilogy
Trilogy é um dos melhores albúns do ELP, banda que ficou famosa pelo alto virtuosismo de seus integrantes, principalmente de Keith Emerson, considerado um gênio das teclas.Sua música é demasiadamente pomposa e complexa como nas faixas Hoedown e Trilogy.Este albúm de 1972, contém o single mais vendido da banda, From the Beginning.
1. The Endless Enigma, pt 1
2. Fugue
3. The Endless Enigma, pt 2
4. From the Beginning
5. The Sheriff
6. Hoedown
7. Trilogy
8. Living Sin
9. Abaddon's Bolero
http://www.badongo.com/file/2708316
abril 08, 2007
Genesis - Nursery Cryme
Nursery Cryme marca a estréia de Steve Hackett e Phil Collins no Genesis, preciso dizer algo mais? Enjoy it!
Destaque para a música que nomeou o blog, The Musical Box.
1. The Musical Box
2. For Absent Friends
3. The Return of the Giant Hogweed
4. Seven Stones
5. Harold the Barrel
6. Harlequin
7. The Fountain of Salmacis
2. For Absent Friends
3. The Return of the Giant Hogweed
4. Seven Stones
5. Harold the Barrel
6. Harlequin
7. The Fountain of Salmacis
DOWNLOAD [RE-UP]
Yes - Close To The Edge
Para começar um blog sobre grande discos do rock progressivo, nada mais digno do que começar com Close To The Edge, do Yes.O disco é um master piece do rock progressivo, considerado por muitos, como um dos melhores de todos os medalhões do prog.Este disco marcou como o primeiro da formação: Anderson, Squire, Howe, Wakeman & Brufford que também gravaria Fragile.Close To The Edge, And You And I e Siberian Khatru são as faixas deste grandioso albúm.Baixe-o, é magnífico o que o Yes fez neste albúm!
1. Close To The Edge
2. And You And I
3. Siberian Khatru
Assinar:
Postagens (Atom)