agosto 21, 2007

Engenheiros do Hawaii - Várias Váriaveis



Muita gente tem aversão à banda gaúcha Engenheiros do Hawaii, principalmente nos últimos tempo devido ao albúm solo acústico MTV de Humberto Gessinger com um pop tosco. Mas muitos não conhecem os tempos de glória desta grande banda que na fase progressiva 1990-1994 produziu discos clássicos do rock nacional. Humberto Gessinger, Augusto Licks & Carlos Maltz, a Santissíma Trindade, começou a incorporar elementos do rock progressivos em sua música no albúm que antece este, O Papa é Pop, com canções mais grandes que o normal, chegando a atingir os 8 minutos, e a divisão de músicas assim como bandas clássicas do progressivo faziam. Várias Váriaveis é marcado pela conceitualidade do disco: A cobra que morde o próprio rabo. A música Não é Sempre/Nunca é Sempre, faixa que encerra o disco, logo após o fim dito por Gessinger, já é grudada com a faixa inicial, O Sonho é Popular, marcando um ciclo que nunca vai acabar. Assim como a cobra da capa, você ouve o disco, e nunca mais pára de ouvir, é um disco eterno.

Marcado por muitos clássicos como Piano Bar, Ando Só, Muros e Grades e a versão de Herdeiro da Pampa Pobre do Gaúcho da Fronteira, este albúm também é cheio das influências progressivas, dando seguimento com o que foi começado no outro albúm e atingiria seu auge em Gessinger, Licks & Maltz (já postado aqui) . Nos shows da turnê, era muito comum Gessinger utilizar baixo e guitarra, e Licks guitarra de 12 no mesmo corpo. Muitos pedais eram frequentes também. Albúm repleto de sintentizadores, oberheim, steinway na linda Descendo a Serra, rhodes, instrumentais mais longos que o normal (Sampa no Walkman, irmã gêmea de Quarto de Hotel; "a mesma esquina em outra canção"), com destaque para os solos de guitarra MAGNÍFICOS de Augusto Licks, MIDI Pedalboard's, locuções ocultas e muito experimentalismo, vide o grito insano em Curtametragem, a vinheta Várias Váriaveis e a união das duas últimas músicas em um conceito só. Augusto Licks realmente faz uma partipação memorável, com solos e arranjos fantásticos como Quarto de Hotel e um de seus melhores solos: Herdeiro da Pampa Pobre realizando um tapping com palhet único. O baixo de Humberto Gessinger também se destaca muito, chegando a utilizar um Fretless em O Sonho é Popular, e não só o baixo como as letras ácidas em respota a crítica, Sala VIP e Muros e Grades, uma das melhores poesias do rock nacional, e sem dúvidas a bateria de Maltz mantendo a paulada sempre, fazendo uma de suas melhores apresentações neste disco. Simples, o power trio dos Pampas: Gessinger, Licks & Maltz.

Deixe de lado o preconceito com a banda e baixe a cobra que morde o próprio rabo logo. Qualquer fã de progressivo perceberá o flerte da banda com o estilo e adorará este albúm. Foi APENAS o disco que eu mais ouvi na minha vida. O disco que moldou todo o meu gosto musical. VÁRIAS VÁRIAVEIS!

É sempre mais difícil dizer adeus quando não há mais nada pra se dizer...

01. O Sonho é Popular
02. Herdeiro da Pampa Pobre
03. Sala VIP
04. Piano Bar
05. Ando Só
06. Quarto de Hotel
07. Várias Váriaveis
08. Sampa no Walkman
09. Muros e Grades
10. Museu de Cera
11. Curtametragem
12. Descendo a Serra
13. Não é Sempre
14. Nunca é Sempre

...

01. O Sonho é Popular
...

http://www.mediafire.com/download.php?efpgt1jfsz4

Por Thiago Priess Valiati

14 comentários:

Anônimo disse...

Porra, tá explicado o porquê da tua indignação lá no canalengenheiros... Dá pra saber agora o que te interessa . Depois vou dar uma olhada com mais calma pra ver realmente do que se trata.

einherjar.

Anônimo disse...

Só um comentário, a mesma esquina em outra canção não refere-se a quartos de hotel e sim a Sampa do Caetano Veloso.

Thiago Priess Valiati disse...

Oi?

Anônimo disse...

A introdução soa igual a quartos de hotel meu filho, mas é outro tom e tal, mas vc citou a frase "a mesma esquina em outra canção", deu a entender que uma falava da outra, foi só isso o que eu comentei, agora vc vem com esse oi irônico, não é a toa que o pessoal do canalengenheiros anda de saco cheio de vc.
Sem abraço
Alexandre

Thiago Priess Valiati disse...

Meu filho? Olha o respeito comigo rapaz. Não vem aqui falar merda, se quiser vai em outro lugar. Se andam de saco cheio, é porque são um bando de estressadinho, e você parece ser um deles. Então, se não aceita críticas também, favor não incomodar mais.

Anônimo disse...

eu só to começando e já cheguei ao fim...
esse disco é muito bom!!!!

Anônimo disse...

Um Best Of de Gessinger, genial em todos os sentidos.
Só um toque tb fiz uma resenha deles, mas do GLM no www.newprogshine.blogspot.com

e a discografia completa em www.bandascompletas.wordpress.com

Anônimo disse...

Considero: GL&M, Revolta dos Dandis e Varias Variaveis como os melhores! Pena que de uns tempos pra cá o nosso estimado HG se acomodou e não esta mais com vontade de fazer albuns deste nível! Capacidade ele tem!
Parabéns pelo blog, abraço.

Rica e Amora disse...

Oi!
Engenheiros do Hawaii!

Adoramos a música, é uma garota que como eu amava os beatles eo stones.

Rica e amora

Rica e amora disse...

Oi!

adoooooooooooooramos vcs!
beijoooooooocas
das suas fanzooooooooooooooooocas!

Rica e Amora

Rica e Amora disse...

Oi!

Quem é Camila!

Queremos saber se essa camila... ela é como, se ela existir?

Rica e Amora
Tchau!Tchau!

Wesley Toмαz disse...

engenheiros do hawaii é indiscutivelmente a melhor banda do país nota-se isso principalmente no disco varias variaveis (museu de cera) os caras ao vivo a qui em fortaleza tocavam como se fosse gravação só o trio cara muito massa perfeito até o barulho da porta abrindo incrivel são perfeitos abraço.
aaaaaaaaa da uma olhada na cena de rock de fortaleza fasso parte da cunder :cooperativa underground brigado abraço.

diego oliveira disse...

olá!
aprendir a gostar dos engenheiros atravez de amigos.
escultei a primeira vez e gostei e até hoje eu esculto a musica de você.
uma das minhas musicas preferidas é "pra ser sincero"
você sao demais

Anônimo disse...

Olá,
Parabéns pelo conteúdo.

Minha recomendação pra quem curte música:

http://examedevista.wordpress.com/2011/06/18/musica-e-o-apreco-as-diferencas/