janeiro 06, 2014

Soonanda: Afroclarinete, fraseados extasiantes e percussão como você nunca viu

Fala galera! Belezinha? It's-a-me, Mario Luigi! Quando falei sobre Pitanga já estava num dilema ferrado sobre discutir a banda previamente mencionada ou esta banda que vos trago hoje: Soonanda (Face). Novamente, apresento um grupo que fogueteia através do teto em termos de inovação musical pela fusão de ritmos e estilos distintos; parte dos integrantes traz ao grupo vibrantes influências da música e percussão africana, por seu próprio histórico musical e pelo envolvimento com o grupo de dança e percussão afro Abayomi, enquanto os instrumentistas de sopro e cordas introduzem nuances de música contemporânea e matizes características de seus instrumentos (pessoalmente, viajo no clarinete) ao som rico e hipnótico do grupo.


O grupo se autodenomina inventivo e experimental, visando a quebra das delimitações da expressão musical — produzir, sentir, dançar — e os sentidos utilizados para apreciar o que se produz. A meu ver, é um belíssimo abandono da rotulação da arte (isto é música, isto é dança, isto é performance) e apresentação desta de maneira simples e complexa, única e holística: como Arte. E pronto.

Não tenho pra vocês um álbum baixável desta vez, mas no SoundCloud (tá ali embaixo também) dos caras, várias músicas expressam o que minhas palavras só fazem você perder tempo tentando entender, pois deve ser sentido.

Pra quem mora em floripa ou visita com frequência, o grupo se apresenta com frequência por lá, fazendo inclusive apresentações junto com o grupo Abayomi

Para os leitores musicistas, fica minha reflexão sobre grupos como o Soonanda: EXPANSÃO. A música apresentada na sociedade como um todo é padronizada e formatada, e mesmo estudando e produzindo música de acordo com o que sentimos e queremos, podemos nos sentir encurralados por idéias repetitivas e mesmices musicais, presentes na vasta maoria das músicas de fácil acesso. 

De progressões harmônicas mais do que surradas à ritmos repetidos e repetitivos, certos elementos estão constantemente presentes na maioria das músicas que conhecemos, e, portanto, ao acessarmos nosso acervo musical mental em busca de criatividade, encontramos um "formato criativo". O pessoal do Soonanda apresenta o novo, o alheio, o diferente. E pra quem tem fome musical, isso é um prato cheio de comidas novas pra degustar e aprender a preparar :) Um abraço!


Integrantes:
Assis Monteiro - Contrabaixo
Diogo Costa - Dununs
Fabio Cadore - Djembê
Léo Cezari – Guitarra
Pedro da Costa - Flauta transversal
Tomaz São Thiago - Clarineta

Telefone: 48 8451-6056
E-mail: soonanda.contato@gmail.com
Canal do youtube: Clique




+Camila Claudino de Oliveira : Obrigado, nega! :)

3 comentários:

fabiosan disse...

Valeu a letra Luigi, Soonanda agradece.

Francisco de Assis disse...

Luigi, aqui é Assis Monteiro, o baixista do grupo. Nosso canal do soundcloud está suspenso por um tempo, estamos gravando o 1º álbum agora e logo em breve nós disponibilizamos no soundcloud também. Mas o nosso canal do Youtube está com os vídeos dos ensaios abertos. Segue o link aqui. Valeu!

https://www.youtube.com/user/soonanda7

Blog Zombie disse...

Obat luka anak dan dewasa
Obat Luka Pada Paru Paru
Obat Alternatif TBC Anak
Obat Menormalkan Gula Darah Tradisional
Obat Pengering Luka
Obat Menormalkan Asam Lambung Naik