janeiro 06, 2014

Soonanda: Afroclarinete, fraseados extasiantes e percussão como você nunca viu

Fala galera! Belezinha? It's-a-me, Mario Luigi! Quando falei sobre Pitanga já estava num dilema ferrado sobre discutir a banda previamente mencionada ou esta banda que vos trago hoje: Soonanda (Face). Novamente, apresento um grupo que fogueteia através do teto em termos de inovação musical pela fusão de ritmos e estilos distintos; parte dos integrantes traz ao grupo vibrantes influências da música e percussão africana, por seu próprio histórico musical e pelo envolvimento com o grupo de dança e percussão afro Abayomi, enquanto os instrumentistas de sopro e cordas introduzem nuances de música contemporânea e matizes características de seus instrumentos (pessoalmente, viajo no clarinete) ao som rico e hipnótico do grupo.


O grupo se autodenomina inventivo e experimental, visando a quebra das delimitações da expressão musical — produzir, sentir, dançar — e os sentidos utilizados para apreciar o que se produz. A meu ver, é um belíssimo abandono da rotulação da arte (isto é música, isto é dança, isto é performance) e apresentação desta de maneira simples e complexa, única e holística: como Arte. E pronto.

Não tenho pra vocês um álbum baixável desta vez, mas no SoundCloud (tá ali embaixo também) dos caras, várias músicas expressam o que minhas palavras só fazem você perder tempo tentando entender, pois deve ser sentido.

Pra quem mora em floripa ou visita com frequência, o grupo se apresenta com frequência por lá, fazendo inclusive apresentações junto com o grupo Abayomi

Para os leitores musicistas, fica minha reflexão sobre grupos como o Soonanda: EXPANSÃO. A música apresentada na sociedade como um todo é padronizada e formatada, e mesmo estudando e produzindo música de acordo com o que sentimos e queremos, podemos nos sentir encurralados por idéias repetitivas e mesmices musicais, presentes na vasta maoria das músicas de fácil acesso. 

De progressões harmônicas mais do que surradas à ritmos repetidos e repetitivos, certos elementos estão constantemente presentes na maioria das músicas que conhecemos, e, portanto, ao acessarmos nosso acervo musical mental em busca de criatividade, encontramos um "formato criativo". O pessoal do Soonanda apresenta o novo, o alheio, o diferente. E pra quem tem fome musical, isso é um prato cheio de comidas novas pra degustar e aprender a preparar :) Um abraço!


Integrantes:
Assis Monteiro - Contrabaixo
Diogo Costa - Dununs
Fabio Cadore - Djembê
Léo Cezari – Guitarra
Pedro da Costa - Flauta transversal
Tomaz São Thiago - Clarineta

Telefone: 48 8451-6056
E-mail: soonanda.contato@gmail.com
Canal do youtube: Clique




+Camila Claudino de Oliveira : Obrigado, nega! :)

2 comentários:

fabiosan disse...

Valeu a letra Luigi, Soonanda agradece.

Unknown disse...

Luigi, aqui é Assis Monteiro, o baixista do grupo. Nosso canal do soundcloud está suspenso por um tempo, estamos gravando o 1º álbum agora e logo em breve nós disponibilizamos no soundcloud também. Mas o nosso canal do Youtube está com os vídeos dos ensaios abertos. Segue o link aqui. Valeu!

https://www.youtube.com/user/soonanda7